terça-feira, 27 de março de 2012

A metáfora Coca-Cola

PC Siqueira é um dos fenômenos de comunicação na internet. A partir de seus vídeos caseiros postados no Youtube, amealhou um contingente imenso de pessoas, na maioria adolescentes, a ouvi-lo e vê-lo. Seu twitter também tem enorme grupo de seguidores, que aguardam ansiosamente cada manifestação sua. O conteúdo destes vídeos demonstram inteligência e raciocínio, discursando sobre o cotidiano e comportamento, sempre num linguajar próximo ao praticado nas rodas de amigos. Dentre as várias entrevistas que deu, teve uma fraca no Jô Soares, por não ter sido adequadamente explorado. Teve outra muito boa na MTV com o Lobão onde foi feito uma espécie de reunião dos blogueiros assemelhados, isto é, que atuam da mesma forma na comunicação “internetiana”. Com tudo isso, passou a ter um programa fixo na MTV, onde tem ido bem, apesar de novato às câmeras de TV. PC Siqueira chamou a atenção na semana passada, quando postou em seu twitter uma breve manifestação política: “Realidade do eleitor paulistano”. Ora, PC Siqueira não faz manifestações políticas. Isso aumenta a curiosidade. Apesar de não ter falado de política e apenas sugerido a leitura de um blog. No título da leitura sugerida por PC Siqueira, mais uma feliz metáfora com o brand Coca-Cola, isto é, mania do eleitor optar sempre pelo candidato Coca-Cola, por ser aquele que todos conhecem desde criancinha. O mais conhecido numa empresa é o sujeito Coca-Cola por ser só pressão e tudo muito escuro, outra metáfora bastante comum é o sujeito embromeiro Coca-Cola, isto é, 1% de produto e 99% de marketing. Já os saudosistas ligariam ao Legião Urbana - Geração Coca-Cola. (inclusive hoje é aniversário de nascimento de Renato Russo). Obrigado ao PC Siqueira pela dica de leitura e principalmente ao blogueiro libanês designer e músico, que não descobri o nome, mas que fez uma análise excelente da política paulistana.

O eleitor “Coca-Cola” de São Paulo

março 18, 2012


É espantoso como a maioria dos paulistanos não tem a capacidade de relacionar a péssima qualidade de vida em São Paulo ao desempenho dos governantes que elege. O PSDB chuta-lhes o traseiro há uns 20 anos e eles quase que se desculpam por oferecê-lo seguidamente, a cada eleição. Muitos filmam o caos em que vivem pelo celular, guardam de recordação ou publicam no Youtube! Enchentes, congestionamento humano surreal nas estações do metrô, trombadinha atacando vítima, traficante vendendo droga, assaltante em ação… E quando chega na frente da urna, “alguma coisa acontece em seus corações” e lá vão eles, de novo, no mesmo PSDB! Ser conservador, reacionário ou um idiota completo em São Paulo, não tem origem na educação, raça ou nível social. É resultado de uma longa e profunda convivência com a mídia paulista.
A maioria dos paulistas não liga para política e políticos porque ... (leia o restante).

domingo, 18 de março de 2012

A maior torcida de futebol do Brasil

O monopólio da Globo, evidenciado mais claramente nas transmissões de futebol, tem gerado ao longo do tempo muita insatisfação em seus concorrentes, mas recentemente também em seus clientes, os telespectadores que são mais críticos e seletivos que antes, não suportando a retenção de todas as imagens, comando sobre horários, sorteios, premiações, entrevistas, enfim, não permitindo nem que um time dispare na tabela e tire o brilho das últimas rodadas de um campeonato. Concorrentes que tentaram pegar uma fatia de campeonatos, foram pisoteados, com o aval de presidentes de clubes, presidentes de federações de futebol e FIFA. Quando ela determinou que repórteres em geral  não mais entrariam em campo pois “poluiria” a imagem da transmissão, teve forte repúdio, até da maior rede de rádio, a Jovem Pan AM, mas também foi devidamente escanteada, porque para cada lugar que a Jovem Pan manifestava-se, já havia alguem instruido de como abafar o assunto. Agora vivemos uma situação particular. Enquanto Flamengo e Corintians ainda estiverem na Taça Libertadores, somente os jogos deles são transmitidos. O Flamengo para todo o Brasil, menos SP, e o Corintians para SP. Ora, comercialmente coloca-se as transmissões ao vivo para as maiores torcidas, mas a Globo, que já falha em seu tino comercial, não vê que o Flamengo tem a segunda maior torcida do Brasil, o Corintians a terceira, mas a primeira é a soma de todas as demais torcidas do Brasil, que hoje querem ver o time mais empolgante, que tem dois titulares da seleção brasileira e com um jogador (Neymar) que ganhou o Prêmio Puskás 2011, já concorre para 2012 e que cada brasileiro o quer ver jogar ao vivo, independente de serem torcedores santistas.

sábado, 10 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Sem ser desculpas para o atraso de dois dias, mas dia da mulher deveria ser todos os dias do ano. Colar poesias drumondianas que traduzam genialmente a mulher, já é batido. Podería-se elogiar de uma forma cômica, como Agostinho da Grande Família que afirma que “ as mulheres só não dominaram o mundo ainda, porque estão escolhendo os sapatos e a bolsa para o dia”. Mas entendo que duas mulheres, desconhecidas por muitos, poderia representar na atualidade os mais exemplares comportamentos de atuação. A primeira a destacar, a Ministra do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Eliana Calmon, uma baiana ética, correta e que tantos poderiam seguir seu exemplo de comportamento. Vide entrevista no programa Roda Viva. A segunda a destacar, está no link abaixo, onde poderá emocionar-se com as palavras da secretária de Estado americana Hillary Clinton, que junto com a primeira-dama americana, Michelle Obama, rasga elogios à brasileira Major Pricilla de Oliveira, primeira mulher a comandar uma UPP (Unidade da Polícia Pacificadora) no RJ, durante cerimônia de apresentação do Prêmio Internacional Mulheres de Coragem 2012. A imprensa brasileira não faz o devido destaque, por motivos conhecidos, mas há quem o faça adequadamente lá fora.

terça-feira, 6 de março de 2012

Ser empreendedor é para todos

Quanto empreendedor foram nossos pais, que sem os recursos e ferramentas adequadas, souberam com criatividade, inventividade e muita disposição, dar um destino melhor a nós? Temos o costume de ouvir na mídia nomes de empreendedores como: Eike Batista, Abilio Diniz, Lírio Parisoto, Graça Foster, Warren Buffet. Tem nomes geniais, mas que à mídia não chegou, tal como a empresária sergipana Marleide Monteiro (um imperdível show de exemplo de vida que pode ser vista pelo Youtube em 3 partes). E ainda podemos citar uma infinidade de situações que caracterizam um empreendedor não conhecido na mídia, mas de enorme resultado positivo sobre uma família, uma comunidade ou sobre uma empresa. O texto abaixo exemplifica o conceito.

Por Iopen Desenvolvimento Empresarial
Do site campe.com.br
Emprendedorismo não é só para os iluminados

Primeiramente, gostaria de dizer que eu me sinto honrado em participar desta coluna e de atestar a importância da discussão deste tema na atualidade. Sou empreendedor por opção desde 1999 e consultor empresarial por formação.  Não me sinto um privilegiado e nem tão pouco um iluminado por esta minha condição.
Então, vamos a uma primeira questão: Todo mundo pode ser um empreendedor? Em minha opinião a resposta é SIM. Porém, com algumas ressalvas. Todo mundo pode ser empreendedor, desde que esta intenção seja realmente verdadeira e que esta pessoa tenha preparo técnico para isso também. Nestes últimos anos, vejo um número crescente de empreendedores em fase inicial na nossa cidade e região. Muitas idéias estão sendo tiradas do papel. Muitas ainda não sobrevivem ... (leia o restante)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Só não lê quem não quer

Quando o Ministério da Educação lançou o site Domínio Público, uma biblioteca digital desenvolvida em software livre (política do governo para evitar a escravização aos tradicionais sistemas operacionais), foram disponibilizados livros da mais alta qualidade para serem lidos na tela do micro computador ou mesmo dando seu download e impressão. São obras de autores diversos, nacionais e estrangeiros, dos mais renomados, onde deveríamos ler um a um. Livros tais como: “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, “Cinco Minutos” de José de Alencar, alem de “O Cortiço” de Aloísio de Azevedo e tantos outros, são imperdíveis e free.
Já quando estamos em meio a uma pesquisa de um assunto específico, seja para conhecimento pessoal ou para a escola, faculdade, temos o Google Books, que tem na sua quase totalidade, livros com acesso restrito, pois ainda são comercializados por todo o mundo, alem do respeito ao direito autoral. Dentro do Google Books, pode-se, por exemplo, ler algumas páginas sobre um determinado conceito, que está contido num livro na biblioteca da Universidade, mas é um domingo e você não tem acesso ao livro fisicamente. Você lerá da mesma forma e poderá gerar conhecimento e crítica para seu trabalho. Você pode procurar por assunto, nome do livro, autor, editora, enfim, não tem como não ler um pouco sobre o que quer.